Por que o Piqué é vaiado nos estádios da Espanha?

Dessa vez serei breve. Uma parte (cada vez maior) dos espanhóis vaia o Piqué por causa das suas idéias políticas. Ao contrario do que o Xavi disse esses dias, o jogador do FC Barcelona não é xingado por torcedores do Real Madrid invejosos e chateados, não. Essa teoria só faria sentido se ele não lesse comentários da gente fora do seu ámbito privilegiado e não falasse com ninguém fora da Catalunha.




Costumo escutar os argumentos de todas as pessoas mesmo não tendo uma posição de partida igual a elas. Isso ajuda a entender melhor o resto do mundo.

Acredito que muitos dos supostos ‘inimigos’ de Piqué nem sequer são torcedores do Real Madrid, simplesmente são espanhóis que querem que todos os jogadores que vestem a camisa da Espanha não defendam só o time senão também o país. Não é o mínimo que pode ser exigido?

Curioso, né? Tem profissionais do futebol que são tão profissionais do futebol que perdem o senso do compromisso ‘patriótico’ que tem. Ninguém obriga a ninguém a jogar por uma seleção de nenhum esporte. Eles são convidados a jogar e tem liberdade a recusar o convite. Acredito que o time de um país não é a mesma coisa que um clube.

Sempre defendi que os jogadores devem olhar por eles mesmos porque tem uma vida profissional muito curta e obrigações familiares para atender. Será que você não iria trocar de empresa se outra lhe pagasse melhor? Faria sentido lhe acusar de traidor simplesmente por defender os seus interesses e os de sua família? Acho muito injusto quando um jogador de futebol troca de time e os torcedores entendem isso como deslealdade.

O caso da seleção espanhola (ou qualquer outra) é diferente. O Piqué é famoso por dizer coisas que são interpretadas como uma falta de respeito aos espanhóis. Por exemplo, quando depois de um jogo contra o Real Madrid gritou: «¡Españolitos, ahora os vamos a ganar la Copa de vuestro Rey!» e continuou dizendo ironicamente: «¡Viva España! ¡Viva la Liga española! ¡A ocho puntos! ¡Que os den!» (“Espanholzinhos, agora vamos ganhar a Copa do Rei de vocês. Viva a Espanha, viva a Liga espanhola, estamos a oito pontos, vão se fu…”).

Para um brasileiro pode ser difícil ver essas palavras como algo mais além da rivalidade normal entre dois times mas os espanhóis sabemos muito bem o que Piqué queria dizer. Ele nasceu em Catalunha, que está dividida entre as pessoas que querem se separar da Espanha e as que querem continuar no país.

Não vou dar muitas explicações sobre esse tema porque já é chato tentar explicar os motivos pelos quais esses partidos políticos independentistas estão usando as pessoas, enganando, inventando uma história que não existe (dizem até que o Cervantes é catalão e escreveu Don Quijote de La Mancha em catalão, podem crer?).

O Piqué nunca teve a coragem de dizer claramente: “Olha, eu quero que a Catalunha seja um país diferente da Espanha”. Ele poderia oferecer os seus argumentos, os motivos pelos quais acha que isso seria bom e a origem dessa raiva que mostra contra os ‘españolitos’. Mas não, ao contrário que o Guardiola, que também jogou pela Espanha durante anos para depois dizer que não tinha outra opção, o zagueiro não fala nada sobre esse tema.

Piqué junto com a familia nas últimas eleições da Catalunha. Ele postou essa mensagem no Facebook.

Enquanto tudo isso acontecer, o Piqué é recebido nos estádios espanhóis com xingamentos e vaias. Tanto faz que a Federação mude um jogo de estádio (tirou um jogo do Bernabéu porque achava que a ‘pitada’ seria até vergonhosa) porque em todos tem gente que não gosta dele. A imprensa, em um ato de suposto patriotismo, defende o jogador e pede para os torcedores respeitarem e valorizarem o seu ‘compromisso’ com a Espanha. Mas que compromisso?

É claro que não vai fazer gols contra só para prejudicar a seleção. Só faltava essa! Como um grande profissional que é, tenta jogar bem sempre. Obvio! Mas isso é suficiente? Me desculpem, mas eu acredito que não. Vocês gostariam de ver um jogador que não ama o Brasil, que quer que o seu estado seja independente, que fala mal dos brasileiros e que está cheio de rancor vestindo a camisa do seu pais? Duvido…



Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *