Depois de escrever o artigo sobre quanto custa morar na Espanha, recebi um monte de mensagens me pedindo informação e dicas sobre os melhores bairros de Madri para morar. Eu sou espanhola, porém de Castilla-La Mancha. Tem 13 anos que moro em Madri, já passei por vários lugares e conheço a cidade muito bem.




Tem quem brinca falando que sou mais uma madrilenha. Na prática até poderia, mas no espirito (me desculpem amigos madrilenhos) continuo sendo uma manchega da gema, como diriam no Brasil 🙂

Madri. Foto: Alberto Racatumba

Madri. Foto: Alberto Racatumba

O primeiro que temos que levar em conta é que nem todas as pessoas podem se permitir morar nas melhores áreas da cidade. Se for para falar dos bairros ‘top’, com certeza teria que indicar pra vocês aqueles onde moram os jogadores de futebol. Cristiano Ronaldo, Bale, Keylor Navas o James Rodriguez vivem em uma zona chamada ‘La Finca’ que fica fora da cidade mas muito perto, em um município chamado Pozuelo de Alarcón. Esse lugar tem uma infraestrutura excelente e geralmente as famílias que moram ai, mesmo não tendo as mansões dos boleiros, são de classe média alta ou alta.

Outros como Sergio Ramos, além de vários famosos (cantores, atores…) moram em ‘La Moraleja’, que fica numa cidade ao norte de Madri saindo da cidade pelo norte. Se chama Alcobendas. Esse é um outro município excelente, assim como San Sebastián de los Reyes.

Bairros de Madri (só a cidade).

Bairros de Madri (só a cidade).

Já na cidade de Madri mesmo, tem áreas mais acomodadas e outras mais humildes. Eu pessoalmente acho que todas são boas levando em conta o padrão do Brasil. Ou seja, aqui vai encontrar organização, limpeza, metrô e ónibus em cada canto. Para mim, o mais importante é que a casa fique perto do centro (Sol, Gran Vía), que esteja próxima ao Metrô e o tipo de gente que vive por ai.

Tem pessoas que procuram lugares mais afastados do centro porque tem filhos e talvez para eles seja mais cômodo morar em um lugar um pouco mais longe do centro, que tenha escolas tranquilas e menos trânsito, por exemplo.

Tem quem gosta de morar na serra porque com o mesmo dinheiro consegue alugar uma casa maior. Tem outros que preferem bairros onde tem pessoas conhecidas… Enfim, cada um procura coisas diferentes.

Eu gosto dos bairros tradicionais onde moram pessoas locais e tem mercados e lojas de toda a vida. O meu, Tetuán, é muito internacional, tem muita gente da América do Sul, principalmente da República Dominicana mas nunca perdeu o seu espírito madrilenho. Fica do lado do Santiago Bernabéu, uma outra área super cómoda, onde tem muitos escritórios de grandes empresas como Google e claro, vários dos ‘shopping centers’ mais conhecidos. Nesse lugar o luxo e a tradição estão quase misturados.



Pessoalmente gosto mais dos bairros do norte do que os bairros do sul. Já morei um tempo em Usera e não recomendo. Nunca na minha vida tive problemas de segurança em Madri (fora de ser furtada sem perceber). Em um mês naquele lugar, tocaram minha bunda no metrô duas vezes. Nem podia acreditar! Achei que estava em uma outra cidade e pensei muito seriamente que se não tivesse mais jeito de morar lá, com certeza iria a Toledo, cidade elegante e aconchegante, e não ficaria mais tempo naquela loucura. Esse lugar é conhecido por ter muitos chineses que moram lá.

Outro lugar onde já morei e super recomendo é o bairro de Ciudad Lineal. Eu vivia do lado da plaza de touros, o prédio onde acontecem as touradas (nunca entrei). Tem varias estações de metrô por lá (quando alguém te pergunta onde você mora, você diz o nome da estação de metrô que fica mais perto). Por exemplo eu não falo “moro no bairro de Tetuán”, respondo: “Moro no Estrecho”. Só se não quero dar muitos detalhes diria o nome do bairro e não da estação de metrô. Engraçado né?

Plaza de Toros de Las Ventas no bairro de Ciudad Lineal. Foto: Luis García

Outros bairros que recomendo são:

Salamanca

O mais top de todos. Tradicional, elegante, cómodo, com uma excelente infraestrutura. Nessa área ficam os melhores restaurantes e lojas. É conhecido como ‘la milla de oro’ de Madri. Imaginem… Tem casas muito caras mas tem outras que não são tanto, depende do lugar exato onde fiquem. Por exemplo, Ventas é próximo. Pelo lado de Goya as casas costumam ser mais baratas e é o mesmo bairro.

– Chamberí

Um dos mais tradicionais bairros de Madri. Ainda tem barzinhos e lojas muito antigas que foram reconstruídas geração trás geração. Gosto muito desse lugar. Da para caminhar tranquilamente, tem tudo o que você precisa para morar e fica no centro da cidade.

– Chamartín

No norte. Bem próximo de ‘La Moraleja’, onde moram os famosos. É conhecido por ter uma grande estação de trem que facilita se você viajar bastante.

Pessoas tomando 'cañas y tapas' nos bares de La Latina. Foto: Tonymadrid Photography

Pessoas tomando ‘cañas y tapas’ nos bares de La Latina. Foto: Tonymadrid Photography

– La Latina

Esse é lindo e maravilhoso. Centro das reuniões de amigos que vão tomar ‘cañas y tapas’ aos domingos. A gente costuma sair cedo e voltar… voltar? Depende do que estiver rolando 😀 Amo La Latina, muito! Além de bares e restaurantes (Casa Lucio fica lá) tem vários mercados muito bons, da para passear de bicicleta e caminhar até a plaza Mayor e a porta do Sol, o lugar que fica mais no centro da cidade.

-Moncloa-Aravaca

É o bairro dos universitários. Fica ao lado do principal campus da Complutense. O ambiente é de gente jovem. Bem movimentado e comunicado, fica perto da Gran Vía, Callao e Sol que são os principais pontos de encontro da cidade.

– Centro

O distrito centro eu indico para pessoas mais jovens ou então bohemias que gostem de passear pelas ruas mais históricas da cidade sem se importar pelo barulho que tem as vezes por ai, principalmente quando alguma festa acontecer. Já morei na Plaza de España e gostei muito porque daba para caminhar pela Gran Vía a qualquer hora e sentir a alegría da cidade de manhã, de madrugada…

– Retiro

Onde fica o principal parque de Madri, que tem o mesmo nome. É um lugar dos mais tops da cidade e acredito que da para morar com tranquilidade incluso se tiver filhos.

– Arganzuela

Um pouquinho mais no sul fica o bairro de Arganzuela que também é um lugar ótimo para viver com tranquilidade. O estádio Vicente Calderón, onde joga o Atlético de Madri, fica perto. Tem várias estações de metrô e o preço do aluguel pode ser mais barato do que nos bairros que mencionei antes. Aliás é ótimo para quem gosta de fazer esporte do lado do rio Manzanares.

VEJA MAIS:

20 cidades legais para morar na Espanha que não são Madri e Barcelona

Como morar legalmente na Espanha sem ter trabalho?

Como morar na Espanha fazendo um investimento?

Como morar na Espanha trabalhando por conta própria?

Comments

comments