Sair do Brasil é o objetivo de miles de brasileiros que estão sofrendo a crise econômica no pais. Muitos me enviam as suas dúvidas sobre o que teriam que fazer para trabalhar na Espanha. Para resolver as principais questões, resolvi gravar um video em português. O mais importante é saber que se vocês não tiver documentação, ou posibilidade de consegui-lá, é muito difícil morar legalmente aquí.
Além disso, o índice de desemprego é muito alto, desemprego na Espanha é superior ao 21%. Isso significa que as possibilidades de arrumar um emprego são poucas e mesmo encontrando, as empresas não vão querer passar por toda a burocracia que precisa legalizar um tabalhador estrangeiro. Só se vocês tiverem um pefil profissional específico e uma companhia precisar dos seus serviços…
Tem áreas em periodo de crescimento como a informática e as telecomunicações. Em esses setores sim é possivel encontrar um emprego. Para as pessoas sem formação não é um bom momento, ainda menos sem documentação. Tem milhões de trabalhadores desempregados procurando oportunidades então o empresario iria contratar alguém com documentação.
Uma possibilidade para quem tem cidadania da União Europeia é criar sua própria empresa ou microempesa. Na verdade o custo na Espanha para criar uma microempresa é bem alto para os emprendedores (mais de 260 euros por mes, ou seja uns 1.075 reais) mas dependendo dos ingressos previstos, poderia ser uma ótima alternativa.
Em resumo: a Espanha tem uma excelente qualidade de vida mas o mercado de tabalho ainda não superou a crise. Vir sem documentação não é uma boa idea. Muito melhor tentar arrumar isso no Brasil e só depois fazer as malas ;)
NÃO PERCA:
– Quais são os requisitos para um brasileiro entrar na Espanha como turista?
– Como um brasileiro pode morar na Espanha legalmente?
– Cómo fazer uma carta convite para entrar na Espanha?
– Quanto dinheiro precisa um brasileiro para morar na Espanha?