Muitos brasileiros que falam comigo acostumam dizer que eles estão aprendendo castelhano. Eu fico com dúvidas porque as vezes não sei onde e com quem estão dando aulas. A Real Academia Española da Língua (RAE) admite o uso de espanhol e castelhano como sinônimos mas na verdade a origem e o uso dos termos é diferente. Então o que vocês falam, espamhol ou castelhano?

O castelhano é a língua oficial da Espanha mas tem outros idiomas que também são oficiais em algumas comunidades autónomas (como os estados no Brasil). São o catalão, o vasco e o galego. Elas se falam em Cataluña, País Vasco e Galicia.

Todos temos o dever de saber e o direito de usar o castelhano na Espanha inteira segundo a Constitução espanhola mas as outras línguas não são obligatorias e o uso depende das pessoas. Mas enfim… esse não é o assunto principal da matéria.

Fiz um vídeo para tentar explicar a vocês por qué é melhor usar a palavra espanhol do que castelhano. Espanhol serve para se referir a o idioma não só da Espanha mas também de todos os países de América Latina.

Então, na dúvida, usem sempre espanhol. E seu professor/a? De onde é? Poderia ter nascido em México, Argentina, Cuba… o mais certo então é dizer que estão aprendendo espanhol com eles.

 

O castelhano nasceu na Edade Meia no Reino de Castilla, que atualmente não existe. O que tem nesse territorio agora são varias comunidades autónomas como Madri, Castilla-La Mancha, Castilla y León, Galicia, Asturias, Extremadura e uma grande parte da Andalucía, entre outros lugares.

Comments

comments