Se tem um assunto confuso em relação a entrada de brasileiros na Espanha é a carta convite. Consiste em um documento que o turista deve apresentar no aeroporto caso chegue no país para ficar na casa de alguém.




Ou seja, se você não vai alugar apartamento de temporada e também não vai se hospedar em hotéis ou hostels, então precisa de uma carta convite (os espanhóis que vão para o Brasil nas mesmas condições também precisamos).

É um documento simples de fazer e bem informal. Porém, se você não tiver poderiam te barrar no aeroporto. Então, leve a serio e fique de olho nos passos que tem que seguir para fazer uma carta convite legal que te permita entrar na Espanha com tranquilidade.

Jardins del Mirador de Monjuic em Barcelona. Foto: Albert Torelló

Jardins del Mirador de Monjuic em Barcelona. Foto: Albert Torelló

Quem deve preencher tudos os dados da carta é o amigo ou parente que reside legalmente na Espanha e que vai te acolher na sua casa.

Ele tem que ir na delegacia da Policía Nacional para entregar tuda a documentação. Depois disso deve prencher um formulario que contem a seguinte informação, segundo explica a instituição espanhola, que é a responsável de todo esse processo:

– O nome, sobrenome, lugar e data de nascimento, nacionalidade, número de DNI ou passaporte (se a pessoa é espanhola) ou o número do cartão de identidade de estrangeiro (se a pessoa não tem nacionalidade espanhola) que está convidando. O endereço de residência deve ficar bem claro.

– Quem convida você deve escrever na carta que da o seu consentimento para ficar na sua casa durante o período de tempo que for.

– O seu amigo ou parente deve apresentar um documento que confirme que mora realmente nesse endereço. Pode ser a escritura se a casa for sua ou o contrato de arrendamento caso for alugada.

– Tem que explicar qual é a relação que tem com a pessoa convidada. Ou seja, deve explicar se são amigos, familiares, etc. Se tiver fotos juntos, melhor apresentar porque poderiam te pedir.

A Policia Nacional da Espanha tem que autorizar a carta convite para entrar no pais. Foto: Juanedc (Flickr)

A Policia Nacional da Espanha tem que autorizar a carta convite para entrar no pais. Foto: Juanedc (Flickr)

– Assim como explica o advogado brasileiro Victor Villamil, que mora na Espanha há varios anos, as autoridades podem «solicitar também a comprovação dos meios econômicos de quem está convidando». Ou seja, deve demostrar que pode se fazer cargo de você durante esse tempo.

– Depois de tudo isso é o momento de oferecer todos os dados do convidado: nome, sobrenome, endereço onde reside, data de nascimento, nacionalidade e número de passaporte. Se fossem varias pessoas convidadas, então tem que incluir os dados de todos. Nesse caso, tem que demostrar que tem lugar disponível para acolher.

– Antes de assinar, a pessoa que convida tem que confirmar que todos os dados oferecidos são reais.

DEPOIS DE ENTREGAR A CARTA, O TRÁMITE CONTINUA

– A aprovação da carta não é automática. A Policia fica com toda a informação entregada e estuda o caso. Só então, se estiver tudo certo, vai te enviar uma notificação para o seu amigo ou familiar ir recolher a carta aprovada.

Antes disso, tem que pagar uma taxa e levar o comprovante. Tem como fazer todo o procedimento do pagamento pela Internet.

Para isso, deve escolher a província onde mora a pessoa que está lhe convidando. As vezes, pode ter diferença de preços dependendo da região. Confira aqui: https://sede.administracionespublicas.gob.es/tasasPDF/prepareProvincia?idModelo=790&idTasa=052

– Tem um mês para pagar a taxa. Se esse tempo passar e você ou a pessoa que lhe convida, não pagou, então vai precisar começar todo o processo de novo. Fique de olho com isso. Tem que levar o justificante para pegar a carta aprovada.

– Quando o seu amigo ou parente tiver a carta, tem que enviar a você para viajar junto com ela. Caso as autoridades lhe solicitem no aeroporto, tem que entregar. Outra coisa muito importante: esse requisito não exclui os ouros para entrar na Espanha. Veja mais informação na matéria sobre o que precisa um brasileiro para entrar na Espanha.

TE PUEDE INTERESAR:

Quais são os requisitos para um brasileiro entrar na Espanha como turista?

Las parejas de hecho también pueden acceder al visado permanente en Brasil

La carta de invitación es necesaria aunque estés casado con un brasileño



Comments

comments