• 2
    Shares

No Brasil, quando eu falo que sou espanhola a maioria das pessoas me perguntam: “Madri ou Barcelona?” Tudo bem. Moro em Madri há quase 14 anos, pode se dizer que sou um pouco madrileña (outro dia conto a diferença entre madrileño e madridista) mas nasci em um ‘pueblo’ (cidadezinha) de Ciudad Real, um dos lugares com melhor qualidade de vida da Espanha.




Porque sim, tem muitas cidades espanholas que não são tão conhecidas para os estrangeiros mas onde vale a pena morar. As vezes até mais do que nas grandes capitais.

O custo do aluguel, da alimentação, dos restaurantes, das escolas para os filhos, do transporte… as vezes é muito mais baixo em cidades menores e menos procuradas do que Madri e Barcelona. Ciudad Real é só um exemplo. Tem um trem bala (AVE) que demora 50 minutos para chegar em Madri. Muita gente mora lá porque é bem mais barato e tranquilo e vai de trem todos os dias. As vezes eles chegam antes do que as pessoas que moram na cidade e ficam pressas na estrada por causa do engarrafamento.

VEJA: Quanto dinheiro precisa um brasileiro para morar na Espanha?

Málaga é uma das cidades com melhor qualidade de vida da Espanha. Foto: Juergen Heitmann

Málaga é uma das cidades com melhor qualidade de vida da Espanha. Foto: Juergen Heitmann

Eu sempre disse que se não fosse pela minha profissão e porque sou louca apaixonada por Madri moraria em Málaga. Exemplo de cidade grande, com bom clima, pessoas simpáticas, custo de vida menor, com excelente transporte, comida boa, ambente tranquilo, praia… Já foi escolhida como a cidade da Espanha com melhor qualidade de vida num polémico estudo da Comissão Europeia (só levou em conta 79 cidades da Europa).

Para mim o sul da Espanha é o melhor lugar para se viver mas tem gente que gosta mais do norte até porque o mercado laboral é melhor e muito dos serviços públicos também. De modo geral, quanto mais no sul mais alto é o indice de desemprego. É importante levar isso em conta se você não for freelance ou empresario e quiser procurar uma vaga numa companhia da sua area profissional. Da uma olhada nas ofertas de trabalho antes de escolher uma cidade porque tem muita diferença de umas para outras.

VEJA: Como um brasileiro pode morar legalmente na Espanha?

No norte o clima é mais frio, os costumes também mudam bastante em comparação com as regiões do sul mas tem lugares como San Sebastián, La Coruña, Oviedo ou Bilbao que são referencia para o pais inteiro.

Segue um resumo de algumas das cidades que eu, como espanhola, recomendaria para morar. Com certeza deve ter gente que goste de outros lugares. Animo vocês a colocarem as suas preferenças nos comentarios para todos conhecerem aquelas cidades que também são boas mas não aparecem nesse listado ok? 😉

As tradicionais cañas y tapas no centro de Ciudad Real. Foto: Virtudes Sánchez

As tradicionais cañas y tapas no centro de Ciudad Real. Foto: Virtudes Sánchez

1. Ciudad Real

Obvio que vou começar por minha região do coração. Já conheci um monte de brasileiros que foram em Castilla-La Mancha e ficaram apaixonados não só com os nossos costumes e as belezas dos lugares mas principalmente com o jeito das pessoas. Os manchegos somos acochegantes, abertos, geralmente humildes, honestos, trabalhadores, gente simples demais. Acho que temos uma conexão especial com os brasileiros por causa disso.

Sempre lembro do quanto o Pedro Almodóvar (ele nasceu em Calzada de Calatrava, do lado de Almuradiel, onde eu nasci) gosta do Brasil. Tanto que convidou o Caetano Veloso para um filme dele (Hable con ella) e os espanhóis começaram a conhece-lo só por causa disso. O nosso humor é parecido eu acho. Vejam o filme ‘La piel que habito’. Quando apareceu um homem fantaseado como um tigre que tinha chegado do carnaval do Rio de Janeiro eu tive que parar o video para rir. Só a gente para brincar nos momentos mais complicados 😀

Ciudad Real é linda, tem uma posição estratégica no meio da Espanha, ótimas conexões com outros pontos importantes do pais e os preços são bem mais baixos do que em Madri por exemplo. Pode procurar alguma cidadezinha da provincia como Valdepeñas, Tomelloso ou Almagro (o festival de teatro é imprescindível). Em qualquer uma você iria ter uma vida tranquila 😉

2. Toledo

A capital de Castilla La Mancha. Fica do lado de Madri. Tem um trem que demora só 30 minutos. A cidade é linda, histórica. Foi capital da corte de Castilla e está considerada como Patrimonio da Humanidade.

3. San Sebastián 

Uma das cidades mais top da Espanha. Fica na região de País Vasco, no norte do pais e é famosa por su gastronomia e alto padrão de vida além das belezas naturais.

A cidade de San Sebastián, também conhecida como Donostia. Foto: www.innovacionweb.cm

A cidade de San Sebastián, também conhecida como Donostia. Foto: www.innovacionweb.com

4. Pamplona

É a capital da Navarra, uma região com um sistema de organização especial chamado ‘comunidad foral’. Conhecida no mundo inteiro pela festa de San Fermín. Sim, aquela onde os touros correm na rua enquanto as pessoas vão atrás vestidos de branco com lenços vermelhos no pescoço. É uma das cidades mais ricas do pais e tem uma historia e patrimonio bem interessante.

5. Granada

Fica na região de Andalucía, no sul do pais, perto de Málaga. É uma das cidades mais turisticas do pais. Tem uma das universidades mais prestigiosas e o custo de vida é bem mais barato do que em outros lugares com um padrão similar. Em Granada fica a maravilhosa Alhambra. A influencia arabe está em todos os cantos. Também é famosa pela Sierra Nevada, um lugar onde turistas do mundo inteiro esquiam.

Alhambra, o principal monumento de Granada. Foto: Fernando Bueno

Alhambra, o principal monumento de Granada. Foto: Fernando Bueno

6. Córdoba

Outra das lindissimas cidades de Andalucía. O clima cálido é um dos principais atrativos mas não o único. O centro histórico faz parte do Patrimonio da Humanidade e, como Granada, tem uma influença árabe muito grande. O melhor exemplo é a sua famosa Mezquita. A industria das joias movimenta a economía da cidade que também tem o turismo como grande fonte de ingresos.

7. La Coruña

Fica na Galicia, região norte da Espanha. É uma cidade de tamanho meio. A população não chega aos 250.000 habitantes. A temperatura é mais fria do que em outros lugares. No verão pode superar os 30 graos mas no inverno desce bastante. Tem praias lindas. A mais famosa é a de Riazor que fica no centro da cidade.

8. Palma de Mallorca

A maior ilha das Baleares (mesmo a Ibiza sendo mais conhecida, não é a maior). Palma é a capital e tem mais de 400.000 habitantes. A casa de verão da familia real espanhola fica ai. É uma cidade de alto padrão, onde o turismo é uma grande fonte de riqueza. Tem colonias de alemães e británicos que ou passam as ferias lá ou tem uma casa e moram na cidade uma parte do ano. É um lugar bem internacional com algumas das melhores praias do pais.

Palma de Mallorca a noite. Foto: Kevin Hoogheem

Palma de Mallorca a noite. Foto: Kevin Hoogheem

9. Tenerife

A maior ilha do arquipiélago de Canarias. A capital, Santa Cruz de Tenerife, tem pouco mais de 200.000 habitantes. É, junto com Cádiz, a cidade mais carnavalesca da Espanha. As suas festas estão entre as mais procuradas não só pelos espanhóis mas por miles de estrangeiros. Ótimo lugar para morar por causa do clima. Em Canarias não tem inverno. Ou seja… tem mas a gente nem percebe. A temperatura não acostuma ser inferior aos 20 graos em nenhúm momento do ano.

Ruas de Badajoz. Foto: Philips Communications

Ruas de Badajoz. Foto: Philips Communications

10. Badajoz 

Cáceres e Badajoz são as duas provincias de uma região chamada Extremadura que fica do lado de Portugal. Cada uma da provincias tem uma capital com o mesmo nome. Ou seja, Badajoz é uma provincia e ao mesmo tempo uma cidade. Em qualquera das dois da para viver muito bem com pouco dinheiro. Por ficar no interior tem uma economía menos forte do que outros pontos do pais mas o jeito simples de viver, a segurança e a humanidade das pessoas é algo a levar em conta. Extremadura, Castilla-La Mancha e Andalucía tem uma coisa em comum que pode ser boa para os brasileiros: vocês irão ter mais facilidade para se adatar do que em outros lugares 😉

11. Salamanca

Fica na região de Castilla y León. É uma cidade universitaria, cheia de vida, com um patrimonio histórico e artistico riquissimo. O turismo é também muito importante nessa linda cidade muito ligada com o Brasil por causa de instituições como o Centro de Estudos Brasileiros.

Plaza Mayor de Salamanca. Foto: Paulo Guerra

Plaza Mayor de Salamanca. Foto: Paulo Guerra

15. Zaragoza

No norte, perto da Cataluña. É uma cidade de tamanho meio-grande. É a maior da Espanha só depois de Madri, Barcelona, Valencia e Sevilla com mais de 650.000 habitantes. Tem trem bala que a une com as principais capitais espanholas e trens que chegam em algumas das principais capitais europeias.

16. Oviedo 

A cidade onde nasceu a rainha Letizia Ortiz. É considerada como um dos lugares com maior qualidade de vida da Europa. Fica no norte do pais, numa região chamada Asturias, do lado de Galicia. O clima acostuma ser frio no inverno e fresquinho no verão. O seja, é raro ter dias de 40 graos mesmo nas estações mais quentes como acontece em outros lugaresda Espanha.

17. Alicante 

Na Comunidade Valenciana. É uma cidade próxima de outra mais conhecida, Valencia. Tem pouco mais de 450.000 habitantes. A temperatura, as praias e o estilo de vida calmo e tranquilo são os principais atrativos desse bonito lugar na costa do Mediterráneo.

Santander. Foto: Juanjo Minor

Santander. Foto: Juanjo Minor

18. Santander

Capital da comunidade autónoma de Cantabria, que fica no norte da Espanha, do lado da Galicia. O ruim, segundo os gostos das pessoas, pode ser o clima. Santander é uma das cidades mais chuvosas do pais. Mesmo assim, no verão da para curtir as suas maravilhosas praias.

19. Tarragona

Um dos principais destinos turisticos na Catalunha. É considerada Patrimonio da Humanidade pela Unesco. Tem uma população de pouco mais de 150.000 habitantes. O tamanho reducido permite que os serviços públicos sejam bem administrados. Aliás é uma cidade linda que tem um clima mediterráneo agradável.

20. León

Fica no norte da Espanha e faz parte da Castilla y León. É uma cidade histórica que fica no meio do Caminho de Santiago. As temperaturas são baixas mas é uma cidade com uma qualidade de vida excelente e serviços municipais bem organizados. Além de ser segura, claro.

SAIBA MAIS:

Vale a pena sair do Brasil para trabalhar na Espanha?

Como conseguir um visto para estudar na Espanha?

Quais são os requisitos para um brasileiro entrar na Espanha como turista?

Como fazer uma carta convite para entrar na Espanha?

Como morar na Espanha trabalhando por conta própria?

Como morar na Espanha fazendo um investimento?

Como morar na Espanha legalmente sem ter trabalho?

– Quais são as condições da reagrupação familiar para morar na Espanha


Comments

comments